gallery/cabeca

Uma publicação trimestral do LEPED - UNICAMP

Autores

Foto da professora Dirce

 Dirce Zan

Mineira de Patos de Minas, se alfabetizou no pentagrama antes das letras. É pedagoga, mestre e doutora em educação pela Unicamp. Foi professora do ensino médio (1991 a 1995) e atuou em diferentes cursos de pedagogia em faculdades particulares na região de Campinas. Desde 2006 é docente da Faculdade de Educação da Unicamp. Tem desenvolvido pesquisas etnográficas em escolas públicas de ensino médio. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade na FE/Unicamp. Suas preocupações como pesquisadora, transitam entre as questões de juventude, currículo e cultura.

Contato:  dircezan@unicamp.br 

Wenceslao de Oliveira

Possui graduação em Geografia e Doutorado em Educação. Atualmente é professor (Livre Docente) no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO, ambos da Faculdade de Educação/Unicamp. Realizou o Pós-doutorado "As geografias menores em obras em vídeo de três artistas contemporâneos", na Universidade do Minho/Portugal. Pesquisa na interface entre imagens e educação em suas conexões com as geografias que dela se desdobram, se descobrem, se criam, se extraem... Atualmente tem focado mais nas relações e experimentações entre cinema e escola, tomando a escola como lugar. 

Contato: wenceslao.oliveira@gmail.com  

gallery/wenceslau

Nima I. Spigolon

Doutorado em Educação, área de concentração Ciências Sociais na Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Educação, área de concentração: Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, pela mesma Universidade. Graduação em Pedagogia e Bacharelado em Administração. Professora da Faculdade de Educação, na Universidade Estadual de Campinas. Credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Escolar. Coordenadora e pesquisadora do GEPEJA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos) e pesquisadora do GPPES (Grupo de Pesquisas em Políticas, Educação e Sociedade), ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP e cadastrados junto ao diretório de grupos de pesquisa do CNPq.

Contato: nima@unicamp.br

gallery/nima

 Clistyani Felizola Reius Elói

Clistyani Felizola Reius Elói, graduada em Pedagogia pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, Psicopedagogia Clínica e Psicopedagogia Institucional com enfase na neurociência. Professora na rede Pública de Ensino de Poços de Caldas MG, Professora Universitária, Diretora Escolar , aluna especial no grupo de pesquisa LEPED, Unicamp.

 

Contato: clistyanifeliz@gmail.com 

gallery/clis

 Maria Isabel S. Dias Baptista

Pedagoga, mestre e doutora em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Como pesquisadora, desde 2006, está vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças - LEPED (https://www.leped.fe.unicamp.br). Pertence, ainda, ao grupo Todos Nós em Rede - TNR: uma rede inédita para a formação continuada de professores em educação inclusiva (https://tnr.nied.unicamp.br). Tem experiência profissional com ênfase em educação inclusiva (direito de todos alunos à educação), educação Infantil e alfabetização. No campo da pesquisa estuda Filosofia da Diferença; Educação Inclusiva; Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Acessibilidade. Tem interesse em arte, poesia, literatura e música. É cantora profissional.
Contato: belbaptista@gmail.com

gallery/bel_04

 José Eduardo de Oliveira E. Lanuti 

José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti é licenciado em Matemática, em Pedagogia, Mestre em Educação e aluno de Doutorado da Unicamp. É pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença - LEPED -  desde 2016.  Dedica-se ao estudo de estratégias de ensino que favoreçam a inclusão escolar de todos os alunos, indistintamente, tendo como base a Filosofia da Diferença.

Contato: dulanuti@gmail.com 

gallery/joséeduardo

 Isabella Claro Tegon  

Isabella Claro Tegon é estudante do curso de pedagogia da Unicamp. Atualmente pesquisa sobre inclusão escolar com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do LEPED (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença).


Contato: isabella.tegon@outlook.com 

gallery/isabella

Maria Teresa Eglér Mantoan

Sou pedagoga e minha carreira como professora já passa de meio século. Gosto de ensinar e  exerço meu ofício até agora.

Nos anos 70, especializei-me em educação de pessoas  com deficiência intelectual, na França, momento em que tive contato com autores das áreas da Educação, Psicologia, Sociologia, Filosofia, que eu não tinha conhecido na minha formação inicial, dentre os quais Jean Paget e Celéstin Freinet.

Tornei-me Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/UNICAMP em 1987, quando defendi minha dissertação de Mestrado  em Psicologia da Educação sobre novos caminhos para a educação escolar de alunos com deficiência intelectual; nela sugeri a inclusão desses estudantes nas salas de aulas do ensino comum.

Ingressei como professora na Faculdade de Educação/UNICAMP, em 1988, onde continuo exercendo minhas funções como professor colaborador, por ter me aposentado no cargo em 2012. Atualmente, sou professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UNICAMP.

Em 1991, defendi meu Doutorado em Psicologia da Educação, aprofundando meus estudos sobre  a Teoria do Conhecimento de Piaget e o  desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual.

Coordeno, desde 1996, o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença- LEPED/UNICAMP,   grupo de pesquisa que tem produzido conhecimento na área da educação comum e especial e se notabilizado pela vanguarda naa defesa de educação inclusiva e de uma escolar para todos os alunos, sem discriminações, preconceitos.

Sou reconhecida como pioneira na defesa da inclusão de alunos com deficiência nas escolas comuns e fui agraciada com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Educacional pelos serviços prestados à educação no Brasil.

Pretendo continuar meu trabalho até quando for necessário lutar por uma escola brasileira justa e democrática. 

Contato:tmantoan@gmail.com

gallery/maria teresa
gallery/daniel

Daniel R. B. Nascimento

Pedagogo e Mestre em Educação pelo Leped/FE/Unicamp. Busca, desde quando pode lembrar-se, por uma educação de qualidade para todos. Trabalha há alguns anos em favor da garantia de direitos de pessoas em situação de deficiência. Em sua pesquisa de Mestrado, explorou os usos do Todos Nós em Rede, uma solução para a formação continuada em rede de professoras de AEE de todo o Brasil. Tem atuado como Supervisor Clínico-Institucional do Espaço Pipa, Piracicaba, e como Coordenador de Processos da Fundação Síndrome de Down, em Campinas-SP. É membro do Comitê de Educação da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down.

Contato: dan.rbnascimento@uol.com.br 

 

 

gallery/cá entre nós

Eliane de Souza Ramos

Fonoaudióloga, licenciada em Biologia, mestra e doutora em Educação pelo LEPED/FE/UNICAMP, laboratório esse do qual sou membro. Assessoro a rede municipal de Educação de Amparo/SP há 12 anos na construção de práticas acessíveis e inclusivas no ensino comum e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), e sou professora na UNIFAJ. Interesso-me pelos estudos sobre a microgênese cognitiva de Jean Piaget e Inhelder Barbel, sobre a filosofia da Diferença de Gilles Deleuze, sobre a psicogênese da língua escrita construída por Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Adoro estar na companhia de bebês e de crianças. A escola comum acessível e inclusiva me fascina!
 

Contato: souzaramos80@gmail.com 

gallery/maria da luz (1)

Maria da Luz Costa Milan Veiga 

Portuguesa, professora formada pelo Curso Normal, na escola Sagrado Coração de Jesus – S. Paulo. Curso de Pedagogia, pela Universidade de São Paulo. Curso de aperfeiçoamento em Educação Infantil – extensão Universitária, pela Pontifícia Universidade de São Paulo.
Atuei  como: professora  em escola de Educação Infantil, coordenadora pedagógica, supervisora escolar na rede municipal de São Paulo, consultora em gestão pública pelo CENPEC. Atualmente participo do grupo de estudos do LEPED –  UNICAMP

Contato: malu_milan@hotmail.com 

 

Jornalista de educação, direitos humanos e humanidades. Editora pública da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). Mestre e bacharel em história pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista em jornalismo científico, também pela Unicamp. Mãe de Adriano e Zoë, que tem síndrome de Down.

 

Contato: marta.avancini@gmail.com 

gallery/19657372_10203632224001669_7797451296862730503_n

Marta Avancini 

gallery/meire (1)

Meire Cavalcante 

 

Graduada em Comunicação Social (jornalismo) pela Faculdade Cásper Líbero (São Paulo/SP) e mestre e doutoranda em Educação e Inclusão pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças (Leped) da Faculdade de Educação da Unicamp (Campinas/SP). Foi repórter e editora de diversas revistas da área de educação e coordenou o núcleo de educação da Geodinâmica Editora. Foi consultora do Ministério da Educação por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), na área da Educação Inclusiva, e coordenadora geral de projetos de inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) de São Paulo. É pesquisadora, formadora de educadores, presta assessoria para a implementação de políticas de educação inclusiva e coordena regionalmente o Fórum Nacional de Educação Inclusiva no Sudeste.

 

Contato: mecavalcante@gmail.com 

gallery/mônica (1)

Mônica Sydow

 

Professora, graduada e pós-graduada em Filosofia. Autora de El Encanto de la Razón (Aelac) e Testemunho de Mim: professora (Loyola).

Contato: sydowmonica@gmail.com 

Vanessa Alves 

 

 

Pedagoga pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2016), participou como pesquisadora e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2013 a 2015), através do grupo de pesquisa: Diferenças e Subjetividade em Educação (DiS). Atualmente, possui vínculo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e com o LEPED – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença -, como membro editorial do tabloide Cá Entre Nós.

Contato: vanessa.alvesunicamp@gmail.com 

 

 

gallery/vann
gallery/pedro busch

Pedro Busch 

 

É difícil falar sobre a lógica da minha bio, ou sobre a logia da minha vida. Passo muito tempo pensando nos fatos e nas voltas do mundo e muito pouco na minha pessoa. Olho mais pra fora que pra dentro (há quem diga que o fora é que é o dentro) e o que soa como clichê é só uma dor de barriga que vem quando digo: não sei exatamente quem eu sou.

Ora, eu sei das minhas raízes, dos meus passos, sei dos meus compromissos e sei dos meus abraços. Sei das estações, das canções e dos amores, das frutas, dos livros, dos trilhos e das rezas. Mas quem sou eu? Assim como acontece com o conhecer, a busca de cada ser pela sua essência é algo inacabável, e sempre frutífero. A vida é uma jangada a navegar nas águas do conhecimento. A vida é movimento.


Contato: pedrotorresbusch7@gmail.com 

 

 

Pedagoga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação Especial pela Universidade de Gunma/Japão. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis no período 2001 a 2007. Coordenadora-geral da Política de Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação no período de 2008 a 2009. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença da Faculdade de Educação da Unicamp. Professora Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará. Membro do corpo editorial da revista Aprendizagem. Autora de livros e diversos artigos na área de educação inclusiva e educação especial. Gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis no período de 2013 a 2016. Atualmente é professora de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC, atuando no atendimento educacional especializado.

Contato: rosangela_machado@hotmail.com

 

gallery/img_0607

Rosangela Machado 

gallery/seizo

Seizo 

 

Mestre em Educação (PUC de Campinas), especialista em Gestão educacional; bacharel em administração de empresas (EAESP-FGV); pesquisador e docente no ensino superior desde 2000 nas áreas de mercadologia, educação e tecnologias da comunicação; dedica-se atualmente ao estudo da filosofia da diferença para arte, formação docente e comunicação, com capítulos de livro e artigos publicados. Pesquisador junto ao grupo LEPED, UNICAMP, desde 2015. Artista-joalheiro com mostras internacionais realizadas entre elas: Joya Barcelona, Bienal de Pequim, Bienal Latino americana de arte joalheria. Redator e roteirista com projetos de abrangência nacional; Criador e gestor da Casa Da Mata, escola-ateliê-oficina.



Contato: seizo71@gmail.com 

 

gallery/suely

Suely Galli

Pedagoga, Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado “ Educação Comunicação, O ideal de inclusão pelas tecnologias de informação”. Artista Plástica, mostra recente “Tempo de Silêncios”, Escritora com as publicações: Arquitetura da Identidade: sobre educação, ensino e aprendizagem. S. Paulo, Cortez, 2001.Educação e Integração Social, Campinas, Editora Alínea, 2003 Educação Comunicação, O ideal de inclusão pelas tecnologias de informação. S.Paulo, Editora Cortez, 2006. Cultura do Desafio, Gestão de tecnologias de informação e comunicação no ensino superior. Campinas, Editora Alínea, 2006.

Romance biográfico : “Ela não sou Eu” , no prelo.

Membro convidado do LEPED desde 2013 até os dias atuais.



Contato: suegallis@gmail.com  

 

gallery/20181122_104203

Guilherme do Val Toledo Prado  

 

Natural de Ribeirão Preto, formado em Pedagogia, atualmente é Livre-docente em Educação Escolar na Faculdade de Educação da UNICAMP. Bem casado, pais de duas pessoas lindas, adora ler contos, poemas e gibis e rir com as amigas e amigos em boas conversas no final de semana.

 


Contato: gvptoledo@gmail.com   

 

gallery/whatsapp image 2018-11-10 at 13.56.13

Ayeres Brandão

 

Graduada em Pedagogia (São José do Rio Preto). Psicopedagoga pela E.Psi.BA (Alicia Fernandez). Formação  de educadora-Psicologia Simbólica- Sociedade  de Psicologia Analítica  (Junguiana). Mestrado:Psicologia da Educação. Gestora concursada. Orientadora pedagógica  (Escola de Aplicação  da PUC). Assessora de secretaria da educação.


Contato: ayeresbrandao@yahoo.com.br